AREA DO ASSINANTE
UsuarioSenha
- HOME
- Alojamento
- Estatistica
Estudo diz que colesterol do ovo é insignificante

Um alimento que era acusado de prejudicar a saúde quando consumido em excesso está sendo reabilitado por cientistas britânicos....+

Estudo da Novartis comprova presença no Brasil de bactéria potencialmente causadora de diarréia e perdas econômicas em aves brasileiras

 A Braschyspira patogênica, sem registro anterior no país,  foi encontrada em granjas do sul e pode ser responsável por perda de produtividade

São Paulo, 31 de julho de 2009 - Estudo da Novartis Saúde Animal em parceria com o Laboratório Simbios (Canoas-RS) constatou a presença de subtipos patogênicos de bactéria comumente isolada em países europeus e até então não relatada no Brasil: a Brachyspira sp. Algumas espécies desta bactéria são comprovadamente patogênicas e estão relacionadas a um quadro clínico chamado de espiroquetose intestinal aviária. Foram avaliadas nove granjas da região Sul, área que concentra 55% da criação de aves do País, e, em todas, as espécies mais patogênicas como a  Brachyspira intermedia e Brachyspira pilosicoli foram encontradas. Para se ter uma idéia, na Inglaterra aproximadamente 70% das matrizes de frango de corte são tratadas dessa doença.

De acordo com o gerente de produtos de aves e suínos da Novartis Saúde Animal e médico veterinário Guilherme Borchardt Neto, as Brachyspiras são bactérias comuns que, em geral, fazem parte da flora intestinal normal das aves. No entanto, alguns subtipos são colonizadores oportunistas, comprovadamente relacionados à desordem intestinal, subaguda ou crônica. Esta desordem é caracterizada por diarréia leve a moderada que, na maioria das vezes, não chega a alarmar o produtor. No entanto, este quadro “leve” em geral vem acompanhado por queda no ganho de peso e conversão alimentar (CA), queda da produção e da qualidade dos ovos (casca e peso) o que impacta muito nos ganhos financeiros do lote afetado.

 

O que a bactéria causa nas aves e como tratar a doença?

Em algumas situações, as Brachyspiras patogênicas promovem uma síndrome da má absorção dos nutrientes, levando à menor absorção água, gorduras, minerais etc. Isso causa alteração na consistência e tipo das fezes, levando à diarréia leve a moderada, e determinando a queda de produtividade. Estima-se, por exemplo, que a queda na produção de ovos seja de 10% a 15%.

“A falta de conhecimento sobre essa bactéria e até mesmo sobre a possibilidade dela estar nos cridouros brasileiros, na maioria das vezes, faz com que os casos de diarréia leve e moderadas  em aves não sejam diagnosticados e tratados corretamente, levando a  queda na produtividade e afetando comercialmente os criadores”, comenta Guilherme.

Após estes primeiros dados,  a Novartis Saúde Animal pretende ampliar o estudo para outras regiões do país para verificar a prevalência da espiroquetose em outras praças. Também, a Novartis está buscando parcerias em centros e laboratórios de pesquisa e Universidades para realizar estudos sobre os impactos das Brachyspiras patogênicas nas condições brasileiras.

Em lotes afetados, a prevenção e/ou o  tratamento pode ser feito com antibióticos. Nestes casos, a Tiamulina é o antibiótico mais recomendado, uma vez que as Brachyspiras apresentam uma alta sensibilidade a ela.

 

Abs,

 

Luiziana Ribeiro

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Tel.: 55 11 3323-1565

luiziana.ribeiro@inpresspni.com.br

www.inpresspni.com.br



Veja mais notcias

27/08/2013 OvoSite e Revista do Ovo organizam evento para postura em parceria com a UBABEF
08/04/2013 QUESTÕES MAIS COMUNS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O TIFO AVIÁRIO
22/05/2009 Laboratório Biovet participa do 21o. Congresso Brasileiro de Avicultura
12/12/2008 Biovet posiciona-se entre as melhores do Brasil com ampla linha de soluções para saúde animal