Areia e fibras nas dietas avícolas reduzem canibalismo
Campinas, 28 de Outubro - A adição de areia e fibras na alimentação avícola pode evitar o canibalismo entre poedeiras, pois o tempo gasto para comer é prolongado, afirma Marinus van Krimpen da Universidade de Wageningen, na Holanda.
O estudo constatou que as aves gastam 60% do seu tempo à procura de alimento. No entanto, com o alto teor de energia das rações avícolas comerciais, o tempo gasto com a alimentação acaba reduzido, o que leva ao “aborrecimento”, à picagem das penas e até mesmo ao canibalismo.
Em sua pesquisa, Krimpen misturou à dieta convencional areia e fibras, o que levou as aves a gastarem mais tempo para encontrar o alimento real. Além disso, a adição de fibras tornou a ração mais volumosa. Ficou comprovado que o fornecimento de areia e fibras desde os primeiros dias de vida da ave propiciou redução significativa da picagem. Ou, como diz o próprio Krimpen, “se você esperar a ave se tornar adulta para adicionar areia e fibras à ração, aí será tarde demais”.
Este estudo está relacionado com a proibição da debicagem e o fim do sistema de gaiolas, medidas que entram em vigor na União Européia em 2011 e 2012, respectivamente. Como, nestes próximos quatro anos, todas as poedeiras serão mantidas em grupos maiores (gaiolas enriquecidas), prevê-se expressivo aumento das agressões entre elas e o surgimento de problemas como a picagem das penas.
Alguns avicultores europeus já estão utilizando as rações diluídas. A desvantagem para o produtor é que ele precisa adquirir volumes maiores de matérias-primas. O efeito subseqüente é a produção de um maior volume de esterco.
(AviSite) (Redação)