AREA DO ASSINANTE
UsuarioSenha
- HOME
- Alojamento
- Estatistica
Conheça os benefícios da Colina presente nos ovos

Conheça os benefícios da Colina presente nos ovos

Gema do ovo melhora visão na terceira idade

Gema do ovo melhora visão na terceira idade

Campinas, 4 de Dezembro de 2009 - Estudo desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Massachusetts, EUA, concluiu que pessoas idosas podem reduzir os riscos da perda de visão decorrentes da idade e causados por uma degeneração macular, simplesmente consumindo regularmente gema de ovos.
A ciência já constatou que, graças ao seu papel foto-oxidante, a luteína e a zeaxantina, presentes na gema do ovo, têm a capacidade de reduzir a degeneração “seca” (também chamada de “atrófica”) da mácula do olho, uma ocorrência relacionada diretamente à idade. No trabalho que realizaram – e que acaba de ser publicado no American Journal of Clinical Nutrition – os pesquisadores de Massachusetts liderados por R. Vishwanathan investigaram se o consumo regular da gema do ovo é capaz de prevenir o desenvolvimento da degeneração macular – uma das principais causas de perda de visão entre os idosos.
No estudo foram avaliadas a respostas propiciadas pela luteína e a zeaxantina na densidade óptica do pigmento macular (MPOD na sigla em inglês) a diferentes níveis de excentricidade (0,25º, 0,5º e 1º). A avaliação foi desenvolvida em pacientes idosos que tomavam medicamentos para baixar o nível de colesterol e aos quais se passou a administrar, diariamente, alimentos contendo de duas a quatro gemas de ovos.
Os resultados mostraram que o consumo diário de quatro gemas – eventualmente, até de apenas duas gemas – por um período de cinco semanas foi benéfico para os pacientes idosos com baixo MPOD. Não só isso, porém. Nos pacientes avaliados – a maioria dos quais consumia estatina para controlar o colesterol - os níveis de HDL-colesterol (HDL-C ou, simplesmente, “colesterol bom”) aumentaram, sem que se observasse o concomitante aumento do LDL-C, o chamado “colesterol ruim”.
Clique aqui para obter mais informações acerca do trabalho realizado na Universidade de Massachusetts.

(AviSite) (Redação)



Fonte: Aiviste

25/09/2023 - O ovo não é vilão: conheça os benefícios de consumir o alimento
14/05/2018 - Instituto Ovos Brasil movimenta redes sociais com mais um vídeo exclusivo
26/02/2017 - Combata a ressaca do Carnaval com ovos!
24/01/2017 - Conheça os benefícios da Colina presente nos ovos

Veja todos