Estudo da Novartis comprova presença no Brasil de bactéria potencialmente causadora de diarréia e perdas econômicas em aves brasileiras
A Braschyspira patogênica, sem registro anterior no país, foi encontrada em granjas do sul e pode ser responsável por perda de produtividade
São Paulo, 31 de julho de 2009 - Estudo da Novartis Saúde Animal em parceria com o Laboratório Simbios (Canoas-RS) constatou a presença de subtipos patogênicos de bactéria comumente isolada em países europeus e até então não relatada no Brasil: a Brachyspira sp. Algumas espécies desta bactéria são comprovadamente patogênicas e estão relacionadas a um quadro clínico chamado de espiroquetose intestinal aviária. Foram avaliadas nove granjas da região Sul, área que concentra 55% da criação de aves do País, e, em todas, as espécies mais patogênicas como a Brachyspira intermedia e Brachyspira pilosicoli foram encontradas. Para se ter uma idéia, na Inglaterra aproximadamente 70% das matrizes de frango de corte são tratadas dessa doença.
De acordo com o gerente de produtos de aves e suínos da Novartis Saúde Animal e médico veterinário Guilherme Borchardt Neto, as Brachyspiras são bactérias comuns que, em geral, fazem parte da flora intestinal normal das aves. No entanto, alguns subtipos são colonizadores oportunistas, comprovadamente relacionados à desordem intestinal, subaguda ou crônica. Esta desordem é caracterizada por diarréia leve a moderada que, na maioria das vezes, não chega a alarmar o produtor. No entanto, este quadro “leve” em geral vem acompanhado por queda no ganho de peso e conversão alimentar (CA), queda da produção e da qualidade dos ovos (casca e peso) o que impacta muito nos ganhos financeiros do lote afetado.
O que a bactéria causa nas aves e como tratar a doença?
Em algumas situações, as Brachyspiras patogênicas promovem uma síndrome da má absorção dos nutrientes, levando à menor absorção água, gorduras, minerais etc. Isso causa alteração na consistência e tipo das fezes, levando à diarréia leve a moderada, e determinando a queda de produtividade. Estima-se, por exemplo, que a queda na produção de ovos seja de 10% a 15%.
“A falta de conhecimento sobre essa bactéria e até mesmo sobre a possibilidade dela estar nos cridouros brasileiros, na maioria das vezes, faz com que os casos de diarréia leve e moderadas em aves não sejam diagnosticados e tratados corretamente, levando a queda na produtividade e afetando comercialmente os criadores”, comenta Guilherme.
Após estes primeiros dados, a Novartis Saúde Animal pretende ampliar o estudo para outras regiões do país para verificar a prevalência da espiroquetose em outras praças. Também, a Novartis está buscando parcerias em centros e laboratórios de pesquisa e Universidades para realizar estudos sobre os impactos das Brachyspiras patogênicas nas condições brasileiras.
Em lotes afetados, a prevenção e/ou o tratamento pode ser feito com antibióticos. Nestes casos, a Tiamulina é o antibiótico mais recomendado, uma vez que as Brachyspiras apresentam uma alta sensibilidade a ela.
Abs,
Luiziana Ribeiro
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Tel.: 55 11 3323-1565
luiziana.ribeiro@inpresspni.com.br
www.inpresspni.com.br