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4 verdades ( e 1 mentira) sobre o ovo

4 verdades ( e 1 mentira) sobre o ovo

Doenas do corao no esto relacionadas ao consumo dirio de ovo, indica estudo

Doenas do corao no esto relacionadas ao consumo dirio de ovo, indica estudo
por Patricia Davidson Haiat


"O modo de preparo determinante tanto para o ovo quanto para uma srie de alimentos, quando falamos se faz bem ou mal para a sade. Mesmo com todos os benefcios no adianta nada comer ovo frito, d sempre preferncia ao ovo cozido ou poch, aquele feito na gua fervente e que fica com cara de frito, mas no tem nada de gordura"

"... pesquisas como a realizada pela Universidade de Minesota nos EUA, onde os pesquisadores demonstraram no haver relao entre o consumo regular de ovos (1 ou mais por dia) e o aumento da incidncia de doenas cardiovasculares, como infarto e derrame. Em comparao aos que no consumiam" H pouco tempo muita gente torcia o nariz para o ovo, pois acreditava-se que ele aumentava terrivelmente o colesterol e por isso deveria ser banido do cardpio. Mas as pesquisas evoluram e mostraram que ele de vilo no tem nada, pelo contrrio rico em vitaminas e substncias antioxidantes que protegem o organismo.

Ento vamos desvendar o que tem de bom nesse alimento que faz parte de grande parte da populao brasileira.

Estudos recentes mostram que o ovo rico em cidos graxos de boa qualidade como o linolico, linolnico, DHA, EPA, carotenoides (lutena e zeaxantina) e colina. Alm de ser fonte de protenas, vitaminas e minerais.

A partir de sua composio, podemos at dizer que o ovo protetor do corao, pois ele apresenta 3,8g de cidos graxos monoinsaturados (46,05), 1,36g de cidos graxos polinsansaturados (16,48%) e uma pequena quantidade de gordura saturada, cerca de 3,09g (37,45%). E falando em sade cardiovascular ainda temos a colina que ajuda na reduo da homocistena, um importante fator de risco cardiovascular.

E para comprovar isso, j existem pesquisas como a realizada pela Universidade de Minesota nos EUA, onde os pesquisadores demonstraram no haver relao entre o consumo regular de ovos (1 ou mais por dia) e o aumento da incidncia de doenas cardiovasculares, como infarto e derrame. Em comparao aos que no consumiam.

Pelo contrrio, os cidos graxos polinsaturados atuam na reduo do colesterol total e da poro ruim, chamada de LDL. Alm disso, a gordura monoinsaturada, vai ajudar na elevao do colesterol bom (HDL). E nisso tudo no podemos esquecer que o colesterol uma substncia importante e fundamental. Faz parte da sntese de hormnios sexuais e esteroides, na sntese de secreo biliar, e ainda precursor da sntese de vitamina D. J se sabe que1/3 do colesterol sanguneo vem da alimentao e o grande perigo o consumo de gordura saturada e da temida gordura trans, que aumentam o LDL e diminuem o HDL.

Podemos transportar essa informao para a nossa cozinha quando fazemos um ovo frito na manteiga, por exemplo. O modo de preparo determinante tanto para o ovo quanto para uma srie de alimentos, quando falamos se faz bem ou mal para a sade. Mesmo com todos os benefcios no adianta nada comer ovo frito, d sempre preferncia ao ovo cozido ou poch, aquele feito na gua fervente e que fica com cara de frito, mas no tem nada de gordura.

Ovo antioxidante e ajuda a prevenir a degenerao macular

Outro ponto que est sendo bastante estudado a relao do ovo contra a degenerao macular, um problema que atinge entre 20-25% dos brasileiros com mais de 65 anos e que causa bastante desconforto e pode levar cegueira a longo prazo. Existem duas substncias antioxidantes, presentes em boa quantidade no ovo, chamadas de lutena e zeaxantina e que so fundamentais para a sade ocular e o tratamento dessa doena. Existem outros alimentos fonte dessas substncias como couve, repolho, milho, etc., mas sendo elas lipossolveis, isto , solveis em gordura, sua absoro melhor unida gordura, e o ovo perfeito.

Benefcios da gema

E para finalizar os inmeros benefcios, outro nutriente importante que tem no ovo a colina. Essa vitamina que est presente na gema, importantssima na gravidez para o desenvolvimento do beb e para a memria, pois ela participa da construo da membrana de novas clulas cerebrais e na reparao daquelas j lesadas e assim ajuda a manter a memria sempre em dia.

Mas com tudo isso, voc deve estar pensando: Pronto vou comer no caf, almoo e jantar ovo! No por a, tenha uma alimentao balanceada, bastante colorida e inclua o ovo como uma opo de fonte de protenas, vitaminas, minerais e substncias antioxidantes. Aproveite!




Fonte: Patricia Davidson Haiat

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