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Resgate os ovos do exlio gastronmico

Alimento protege o corao, o crebro e ativa o sistema imunolgico

Ovo: Amigo do corao

Ovo: Amigo do corao

 Nutrio & Sade
 Fonte : Portal Terra
 Data  : Ter, 08 de Dezembro de 2009 10:55

Hoje em dia, as pessoas esto mais atentas s suas escolhas dirias na alimentao. Uma dessas preocupaes gira em torno do consumo de ovos. Existe um equvoco em relao a esse alimento, j que, at hoje, nenhuma pesquisa comprovou a relao entre o consumo de ovos e as doenas cardacas. Segundo a nutricionista Cristiane Kovacs, coordenadora do ambulatrio de nutrio clnica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o ovo tem 13 nutrientes essenciais necessrios para o bom funcionamento do organismo. Tem protenas de alto valor biolgico com destaque para a presena da colina na gema. Esse um componente do complexo B de vitaminas considerado importante na quebra da homocistena (aminocido do sangue associado ao aumento do risco de doenas do corao). Uma unidade de ovo carrega cerca de 130 mg do nutriente, enquanto 100 gr de salmo tm 56 mg.


O ovo, conforme se ouve falar, apresenta taxa significativa de colesterol ruim (LDL), porm esse colesterol no afeta tanto. A gordura saturada e a gordura trans presentes em carnes gordas, leites integrais e derivados, e em produtos industrializados muito mais prejudicial ao aumento do colesterol e sade cardiovascular, diz Carolina Godoy, nutricionista e coordenadora do Instituto Minha Escolha. importante esclarecer que o colesterol uma substncia necessria para o organismo, faz parte das membranas celulares e matria prima para sais biliares e hormnios sexuais, desde que consumido dentro da quantidade recomendada, que de 300mg para um indivduo saudvel.

O nvel de colesterol de uma pessoa no conseqncia do consumo de um alimento especfico, mas sim, de uma dieta total, alm de outros fatores, comenta Cristiane, do Instituto Dante Pazzanese. As medidas restritivas na dieta, devido aos prejuzos em torno do colesterol do ovo, podem levar situao de deficincia em outros nutrientes.

No existe relao da cor da casca com o valor nutricional, esta est vinculada gentica da galinha. J a colorao da gema est relacionada com a alimentao da ave. Gemas mais amarelas indicam que a ave consumiu mais alimentos ricos em carotenides, como milho, e outros alimentos amarelos. J os ovos enriquecidos com Omega 3, tambm so feitos atravs de quantidades controladas de nutrientes na rao das aves, o que torna o ovo fonte deste nutriente, explica Carolina, do Instituto Minha Escolha.

Um indivduo saudvel pode consumir ovos de 3 a 4 vezes na semana, mas o importante variar o mximo possvel alimentao, alternado com carnes vermelhas, aves e peixes. Lembre-se que o ovo est presente como ingrediente dentro de outras preparaes, como tortas, massas e bolos.

 

 

 



Fonte: Aceav

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