AREA DO ASSINANTE
UsuarioSenha
- HOME
- Alojamento
- Estatistica
Combata a ressaca do Carnaval com ovos!

Combata a ressaca do Carnaval com ovos!
Simpósio Goiano de Avicultura aborda cria e recria de poedeiras nesta sexta, 10

Simpósio Goiano de Avicultura aborda cria e recria de poedeiras nesta sexta, 10
Evento reúne principais especialistas do setor para debater os principais desafios e oportunidades da avicultura de corte e de postura



A avicultura de corte e postura está em foco durante o XV Simpósio Goiano de Avicultura, que acontece até amanhã, 10 de junho, em Goiânia. O evento é realizado pela Associação Goiana de Avicultura (AGA) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e reúne representantes das cadeias produtivas da avicultura de corte e postura comercial, para debater e trazer informações dos temas da atualidade para a área. Uma das palestras será feita pelo médico veterinário assistente técnico da Lohmann do Brasil, Matheus Fraga.


De acordo com Fraga, podemos considerar atualmente que entre os pontos chave na cria e recria de aves poedeiras há três fundamentais. O primeiro deles diz respeito ao alojamento das aves, considerando as que as primeiras 48 horas de vida das aves são determinantes para definir se o lote será ótimo, mediano ou ruim. Neste aspecto, fatores como temperatura, ventilação e acesso à água e ração são fundamentais para garantir o sucesso.


Em segundo, o profissional aponta que é preciso garantir que o lote se desenvolva com peso e uniformidade das aves dentro dos parâmetros determinados pela linhagem. "Estes parâmetros são um guia para ajudar o produtor a desenvolver aves que possam expressar o máximo de seu potencial produtivo", destaca o médico veterinário, que cita ainda um terceiro ponto importante. Ele enfatiza que é fundamental fazer um rígido controle de fatores ambientais e sanitários na criação das aves. Quanto a isso ele relaciona um bom programa vacinal, o respeito aos limites de densidade de alojamento e a otimização da ambiência dos aviários. "Não podemos esquecer que o potencial produtivo das aves é determinando principalmente pela genética aliada ao ambiente de produção", reforça.


Esses pontos chave, continua Matheus Fraga, precisam ser constantemente abordados para que o compartilhamento de informações e conhecimento alcance todos os envolvidos na cadeia avícola, que é constituída de um mercado amplo e muito dinâmico e as informações preparam os envolvidos do processo para enfrentar os constantes desafios do setor. Entre os desafios, atualmente estão o alto custo de criação, bem como o controle de fatores ambientais. Por outro lado, o especialista cita que o mercado de avicultura de postura está em expansão e evolução e pode ser considerado uma grande oportunidade de negócio.


"Muitas vezes a cria e recria são vistas como um período de gasto sem retorno, pois as aves ainda não estão produzindo ovos. Mas é justamente neste momento que podemos garantir uma boa produtividade dos lotes, criando as aves com qualidade e da maneira correta, evitando perdas e prejuízos no período de produção. O período de cria e recria precisa ser visto como investimento e inclusive como o mais importante de todo o ciclo de vida das aves de postura", afirma, ao elogiar a escolha do tema para o Simpósio Goiano de Avicultura.


A palestra de Matheus Fraga – Pontos chaves na cria e recria de poedeiras comerciais – será no dia 10 de junho, a partir das 10h20 da manhã. Nos dois dias de programação do XV Simpósio Goiano de Avicultura serão abordados temas relacionados a mercado, sanidade, ambiência, industrialização e muitos outros para avicultura de corte e postura.


Serviço:
XV Simpósio Goiano de Avicultura
Data: 9 e 10 de junho de 2022
Local: Castros Park Hotel, Goiânia, GO
Endereço: Avenida República do Líbano, 1520, St. Oeste
E-mail: 
simposiogoiano@outlook.com
Telefone/WhatsApp: (62) 3203. 3665


Assessoria de Imprensa:
Márcia Midori
(19) 99712.3224
E-mail: 
agronoticia@gmail.com
Skype: mmidorimoraes

 



Fonte: 
Veja mais notcias

19/07/2022 Ganhadores do 33º Cestão Avícola da Festa do Ovo
05/07/2022 Programação da 61ª Festa do Ovo de 13 a 17 de julho de 2022
29/06/2022 Drones serão destaque na Feira de Negócios Agro Coopeavi
29/03/2022 Evonik destaca tecnologia inovadora para melhor desempenho na avicultura