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Estudo diz que colesterol do ovo insignificante

Um alimento que era acusado de prejudicar a sade quando consumido em excesso est sendo reabilitado por cientistas britnicos.

Ovo auxilia viso

Ovo auxilia viso

Voc provavelmente j deve ter ouvido sua me ou av dizer que voc deveria consumir determinado alimento pelo fato de ele "fazer bem para a viso". Talvez tenha sido apenas uma estratgia para faz-lo comer, mas, no fundo, elas esto certas. H diversos alimentos amigos da sade ocular que combatem problemas como o glaucoma e a degenerao macular. Segundo a nutricionista Daniela Cyrulin, de So Paulo, a falta de certos nutrientes na alimentao pode afetar algumas funes do corpo, incluindo a capacidade de enxergar. Por isso, no Dia Mundial da Viso, inclua sete alimentos no seu cardpio para beneficiar os olhos:

Ovos - Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition revelou que consumir de dois a quatro ovos por dia durante cinco semanas reduz o risco de degenerao macular em idosos. Segundo Daniela Cyrulin, os resultados refletem a ao das substncias foto-oxidantes, como a lutena e a zeaxantina, presentes na gema do ovo. Antes de apostar nesse alimento, entretanto, fique atento aos nveis de colesterol no seu sangue.

Peixes - Fontes de cidos graxos mega 3 e das vitaminas A, B, D e E, peixes como sardinha, bacalhau, salmo e atum so timos estimulantes da boa circulao sangunea, explica a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrio. Por isso, ingerindo esses alimentos, todas as estruturas oculares - especialmente a retina - recebero bastante oxignio, essencial para a sade dos olhos. "Outro benefcio o combate aos radiais livres, responsveis pelo envelhecimento precoce", conta a profissional.

Frutas, legumes e verduras - "Frutas, verduras e legumes de pigmentao amarela e verde costumam ser fontes ricas de carotenoides, substncias que previnem a deteriorao da mcula, ponto responsvel por nos permitir enxergar cores", aponta Paula. Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos como laranja, ma, mamo papaya, cenoura, tangerina, brcolis e couve.

Alho e cebola - O alho e a cebola so ricas fontes de clcio, fsforo e vitaminas B e C, aponta a nutricionista Daniela. Assim, ambos possuem ao antimicrobiana (contra micrbios) e antiviral. Eles agem como dilatadores dos vasos sanguneos, diminuindo a presso arterial e prevenindo contra o glaucoma, uma vez que a presso intraocular um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doena.

Mirtilos, amoras e cerejas - Essas trs frutinhas, assim como o morango, a framboesa e outras diversas frutas vermelhas e roxas so bons exemplos de alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres e so fontes de vitamina C e de flavonides, aponta Paula Castilho. "Assim, seus benefcios vo desde a preveno contra a perda de viso e contra a degenerao macular at a reduo dos riscos de desenvolver doenas, como o cncer de prstata", conta a nutricionista.

leo de linhaa - Um problema comum em pessoas de idade avanada o olho seco, cujos principais sintomas so sensao de ardncia, coceira e sensibilidade luz. Para combater esse mal, muitos tratamentos j incluem o consumo de leo de linhaa, fonte de vitamina E e dos cidos graxos mega 3, mega 6 e mega 9. O alimento tambm efetivo contra a hipertenso e a queda do sistema imunolgico.

Azeite virgem - "Alimento rico em mega 3, o azeite virgem considerado um grande aliado na preveno contra a degenerao macular, leso que pode levar perda irreversvel da viso", afirma a nutricionista Daniela. A constatao foi feita por meio de um estudo publicado na revista cientfica Archives of Ophtalmology que recomendou a ingesto de 100 ml de azeite por semana. Segundo a pesquisa, mesmo aqueles que j apresentavam a doena tiveram reduo ou estabilizao de sua evoluo.



Fonte: 

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