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Peso oficial do ovos por tipo MA

Peso oficial do ovo por tipo MA

Resgate os ovos do exlio gastronmico

 


Alimento protege o corao, o crebro e ativa o sistema imunolgico
Durante as ltimas dcadas, o ovo de galinha esteve na mira dos pesquisadores e acabou recebendo tarja preta muita gente, que delirava s de pensar nas conseqncias de uma deliciosa gema mole e amarelinha escorrendo entre os gros de arroz.

Por muito tempo, ovo foi sinnimo de colesterol ruim, um grande palavro no dicionrio da alimentao saudvel. "Realmente, o ovo fonte de muito colesterol: uma unidade apresenta 214 miligramas, e a recomendao da Associao Americana do Corao (AHA) o consumo de at 300 miligramas por dia" , explica a nutricionista Fernanda Brunacci, da Equilibrium Consultoria em Nutrio e Bem Estar, de So Paulo.
 
 
Prova disso que a prpria Associao Americana do Corao no dispe de recomendaes, limitando o consumo de ovos. Alm disso, a maioria das gorduras contidas neles do tipo monoinsaturadas, que eleva o colesterol bom (HDL) e protege o corao. "Ainda assim o bom senso fundamental e uma boa dica consumir mais claras do que gema. Ao fazer uma omelete, por exemplo, inclua duas claras e uma gema" , recomenda Fernanda.

Retirado o preconceito, as qualidades do alimento comeam a ganhar ateno. "O ovo um alimento de grande valor nutritivo. A clara uma boa fonte de protenas e a gema de gorduras" , explica a nutricionista de So Paulo.

Outros nutrientes tambm encontram abrigo na casquinha branca, a comear pelo retinol ou vitamina A, essencial para sade dos olhos. Quem consome uma unidade de ovo ingere 60,5 miligramas, dose gorda para ganhar viso de guia.

Por conta da famlia dos minerais, o ovo garante energia pela boas quantidades de fsforo; ossos fortes em razo do clcio e um sistema imunolgico protegido pela presena de ferro e zinco.

Desnimo e cansao tambm no tm vez na sua rotina, com a ajuda de um bom mexido -- a combinao amarela e branca tima fonte de triptofano -- aminocido precursor da serotonina, a substncia associada sensao de bem-estar.

Outra substncia encontrada no alimento a colina, um nutriente que faz o crebro funcionar a pleno vapor e previne contra doenas degenerativas, como os males de Alzheimer e Parkinson. Uma unidade carrega cerca de 130 miligramas do nutriente, enquanto 100 gramas de salmo tm 56 miligramas. 

 colina tambm vem sendo apontada como uma aliada da gravidez. Estudos demonstram que ela atua na formao do crebro do feto. Somando tudo isso ao preo, para l de convidativo, de uma caixinha de ovos de galinha, no faltam bons motivos para incluir o alimento no seu menu.

Valor calrico
1 ovo cozido: 73 calorias
1 ovo frito: 107 calorias

Fonte:MSN


Fonte: MSN/Bastosja

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